sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Tratamentos estéticos





Pepino, clara de ovo, folhas de alecrim, chá de camomila... No quintal e na despensa, você descobre produtos capazes de fazer maravilhas por sua pele e cabelos. Aproveite seus momentos de folga (mesmo que sejam poucos) para dar atenção à você. Segue alguns rituais de beleza e cuidados:

Máscara tonificante de pepino:

Corte um pepino em rodelas finas e aplique-as sobre o rosto, inclusive sobre os olhos. Relaxe e deixe agir de 15 a 20 minutos. Remova as rodelas e o excesso de água do pepino que ficou no rosto. O pepino relaxa e tonifica a pele.


Máscara de clara de ovo:

Lave bem o rosto e aplique 1 clara de ovo (sem bater) com um pincel macio, com movimentos de baixo para cima. Deixe agir por 15 minutos. Remova com água fria abundante e, em seguida, aplique um creme hidratante ou nutritivo. Essa máscara tonifica a pele e atenua sinais de cansaço.


Massagem antiestresse:

Misture em um recipiente duas colheres de sopa de sal marinho com duas colheres de sopa de flores secas de lavanda (alfazema). Adicione um pouco de água quente (mais ou menos três colheres de sopa), até dar liga. Espere esfriar e, no banho, espalhe pela pele úmida, massageando bem. Retire e aplique um hidratante.


Óleo de massagem com alecrim:

Misture 100 ml de óleo vegetal com 1 colher de sopa de alecrim seco ou freso. Cozinhe em banho-maria por 15 minutos. Coe, espere esfriar e use no final do banho, no corpo todo, massageando bem.


Gel corporal estimulante:

Misture 1 colher de sopa de gel de banho ou sabonete líquido sem cheiro com 1 gota de óleo essencial de alecrim, 2 gotas de óleo essencial de flor de laranjeira (neroli) e 1 gota de óleo de grapefruit. Todos têm ação estimulante. Aplique no corpo durante o banho, procurando sentir o aroma da mistura. Lave com água abundante e passe um hidratante. Se preferir, use óleo de massagem com aroma de alecrim.


Condicionador de óleo de gergelim:

Lave os cabelos com xampo e condicionador e enxugue o excesso de água. Aplique nas mãos uma pequena quantidade de óleo de gergelim (encontrado emsupermercados e farmácias). Passe nas pontas e nas partes ressecadas, longe do couro cabeludo. Prenda o cabelo por duas horas. Lave novamente.

Máscara de babosa para brilho extra:

Bata no liqüidificador uma folha de babosa. Coe numa peneira fina e acrescente 100 ml de água, misturando bem. Lave os cabelos normalmente com xampo, aplique a máscara e deixe agir por 20 minutos. Em seguida, lave a cabeça novamente, retirando bem toda a babosa.


Creme masageador para os pés:

Misture 1 colher de chá de semente de papoula, 2 colheres de chá de iogurte natural, 3 gotas de óleo essencial de palma-rosa, 2 gotas de óleo essencial de lavandin. Aplique nos pés em movimentos circulares. Lave com água morna e aplique o creme hidratante (veja a receita a seguir).


Creme hidratante com óleos essenciais:

Misture 15 g de creme hidratante neutro com 1 gota de óleo essencial de vetiver, 2 gotas de óleo essencial de lavanda ou lavandin e 2 gotas de óleo de laranja doce. Aplique nos pés, fazendo movimentos circulares.

Assim que tiver tempo vou postar umas receitas de comésticos caseiros árabes (que são o máximo).

Um comentário:

  1. Vou colocar esse post super no Gmaravilhosas vc me autoriza? se quiser acrescentar algo em especifico ao blog é so me mandar no kallinafonseca@hotmail.com
    aproveitando a porto do blog tá aberta para qnd vc quiser mandar materias ou textos proprios ok?
    bjssssss

    ResponderExcluir